sexta-feira, 26 de junho de 2009

ASSOCIAÇÃO ALIANÇA DE MISERICÓRDIA



História
A Associação Aliança de Misericórdia foi fundada em 25/10/2000 pelos sarcedotes Antonello Cadeddu e Enrico Porcu, a realidade da cidade de São Paulo é marcada por profundas desigualdades sociais, o que traz conseqüências sociais gravíssimas. Esta realidade chamou a atenção dos padres que fundaram a Aliança de Misericórdia no intuito de levar a estas pessoas ações concretas que possam inserí-las de forma digna na sociedade.A Aliança de Misericórdia está localizada em 34 cidades do Brasil, além de uma unidade na Itália e Portugal. Os programas, projetos e ações da entidade priorizam a população em situação de rua e moradores de favelas. Para realização de sua missão a entidade conta com Casas de Acolhida, Creches, Programa Presencial de Assistência à População em Situação de Rua, Centro de Apoio a Família em Situação de Alta Vulnerabilidade Social, Centro de Apoio à População em Situação de Rua, Moradores de favelas e regiões periféricas, programas de lazer, cultura, educação e qualificação profissional, são beneficiadas mais de 7000 pessoas por mês com este trabalho.
Missão
Resgatar a dignidade humana, moral e cultural daqueles que vivem em situação de exclusão social, através de programas, projetos e ações que possam inserir na sociedade seres humanos plenamente restaurados em sua civilidade.
Visão
Promover a paz e os direitos humanos amparados por valores de solidariedade e amor, visando alcançar a grandeza que há em todo ser humano, sendo uma ponte de serviços que atendam a todos.
Princípio e Valores
Somos Cristãos;
Capacitação e valorização Humana;
Primazia do atendimento à população de rua;
Eficácia na administração dos recursos financeiros;
Qualidade técnica;
Transparência;
Responsabilidade e compromisso social.
Objetivos Estatutários
I– Prestar, gratuitamente, assistência social e amparo à criança e ao adolescente carentes, à população em situação de rua, a famílias empobrecidas, de modo a promover a sua inserção na sociedade e exercício da cidadania, satisfazer suas necessidades básicas na formação moral, intelectual e de promoção humana através de acolhimento, se o caso.
II – Promover cursos de capacitação profissional e a formação de cooperativas, microempresas e empresas para a reintegração social dos usuários do programa.
III – Colaborar com entidades públicas e privadas, religiosas ou leigas, para melhor consecução dos fins sociais, bem como receber colaborações dessas mesmas entidades e outras.
IV – Realizar, promover, patrocinar e encampar eventos musicais, sociais, esportivos e culturais, bem como utilizar-se de meios de comunicação radiofônica, televisiva, eletrônica, impressa, digital e outros, além de toda e qualquer atividade, em qualquer âmbito, para concretização dos seus objetivos.
V – Promover a cultura.
VI – Promover a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
VII – Promover o voluntariado.
VIII – Promover o desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza.
IX – Promover experiências, não lucrativas, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio e emprego.
X – Promover direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar.
XI – Promover valores da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.

Área de Atuação
Arte e cultura;
Assistência Social;
Desenvolvimento Humano;
Educação;
Habitação;
Meio-ambiente;
Rádio, Tv e Internet;
Saúde.
Assist. População de Rua
Casa Restaura-me
Rua Monsenhor Andrade, 746 - Brás - São Paulo - SPTel.: 11 3326-7134 / 3228 6503 E-mail:
restaurame@misericordia.com.br

Por meio do Programa de Assistência a População em Situação de Rua atende 280 pessoas por dia, entre elas crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de rua, oferecendo o serviço de assistência social, médica, odontológica, psicológica, jurídica, arte, cultura, alimentação e higiene, além do trabalho de triagem.
O trabalho de triagem é a primeira fase do Programa das Casas de Acolhida. É realizado o encaminhamento das crianças e adolescentes, bem como dos adultos às Casas de Acolhida da entidade introduzindo-os no processo de ressocialização.
Acolhida de Adultos
São abrigos para jovens, adultos e idosos provindos das ruas que se encontravam em situação de alta vulnerabilidade social. Tem como objetivo o resgate da dignidade humana, bem como promover sua reinserção familiar e social.
Acolhida de Crianças e Adolescentes
São abrigos para crianças e adolescentes provindos das ruas, vítimas de violência doméstica, negligência e maus-tratos, que se encontravam em situação de alta vulnerabilidade social. Tem como objetivo o resgate da dignidade humana bem como promover sua reinserção familiar e comunitária.

Projeto Academia de Artes Marciais
Localizado na região Parque de Taipas, município de São Paulo, tem como objetivo a formação, desenvolvimento de vocações e apoio na ressocialização de 80 crianças e adolescentes atendidos integralmente na Casas Abrigos NAIM por meio do esporte, priorizando e ampliando a prática das Artes Marciais nas modalidades: judô, jiu jitsu, boxe e karate.
Projeto Escola de Arte e Cultura Avoarte:
Localizado na Casa Restaura-me o projeto tem como foco combater o alto índice de crianças e adolescentes em situação de rua na região do Brás, próximo ao centro de São Paulo, por meio de oficinas de circo, dança, teatro, artes plásticas e música. É destinado a 90 crianças e adolescentes que freqüentarão este espaço diariamente.
Projeto Fortalecendo Laços
Em parceria com o Instituto HSBC e a Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e Adolescente, tem como objetivo oferecer subsídios para reestruturação socioeconômica e educativa da família biológica das crianças e adolescentes inseridos nos Abrigos Casas NAIM com o intuito de promover a reintegração familiar e social.
Projeto Rahamin
O Projeto Rahamin em parceria com o Programa Amigo Real do Banco Real tem como objetivo evitar a permanência de crianças e adolescentes por tempo indeterminado nos abrigos, enquanto não é possível que os vínculos familiares sejam reatados. Sua proposta busca oferecer auxílio, orientação e apoio às famílias naturais durante o tempo de permanência destas crianças e adolescentes nos abrigos da entidade ou inseri-las em uma “família acolhedora”.
Projeto Vida Nova
Atende mulheres de baixa renda, provindas das favelas de São Paulo, através de cursos profissionalizantes de costura, estilismo e modelagem. Após a finalização do curso, estas mulheres são inseridas em projeto de geração de renda da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário